Geografia » Geopolítica Contemporânea » Guerra Fria » OTAN
 
 
OTAN
 
 
 
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), fundada logo após o fim da Segunda Guerra, (1949) tinha como função criar uma aliança militar entre os principais países capitalistas alinhados com os Estados Unidos na luta contra o comunismo soviético. A influência norte americana na criação da OTAN foi evidenciada com a decisão de que sua sede seria em Washington, capital americana.
Os membros da OTAN (EUA, Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Turquia) têm um acordo para a defesa mútua em caso de ataque por algum país não-membro.
   
   
  OTAN: Em torno do símbolo, bandeiras dos países membros  
 
 
 
Atualmente, a sede (Bruxelas, Bélgica) e os objetivos da OTAN mudaram. Com o fim da União Soviética, a OTAN perdeu seu sentido original, já que foi criada durante a Guerra Fria como uma estratégia de contenção do avanço do comunismo e do poder da URSS. Podemos dizer que a OTAN está perdendo mesmo sua razão de existir. A presença de soldados americanos em pontos estratégicos da Europa tem sido um incomodo aos membros da OTAN, pois significam despesa e uma indesejável influência político-militar americana em seus países.
   
   
  Mapa mundi com destaque para os países membros da OTAN