Geografia » O Espaço Geográfico Brasileiro » Recursos energéticos (no Brasil) » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
A busca e utilização crescente de recursos energéticos é uma necessidade vital para as sociedades industriais. No Brasil, a demanda por energia cresceu enormemente a partir da década de 1940 em função da industrialização. As atividades industriais requerem energia para movimentar máquinas, iluminar o ambiente de trabalho, aquecer altos-fornos das siderúrgicas. Por isso, a atual crise energética pela qual o país passou, em meados de 2002, gerou desemprego: obrigadas a consumir menos energia, as fábricas reduziram sua produção, dispensando mão-de-obra.
 
 
 
As indústrias são responsáveis pela maior parte do consumo de energia. Em 1996, as atividades industriais brasileiras consumiam cerca de 40% da energia produzida no país. Depois das indústrias, os maiores consumidores de energia somos nós, moradores das áreas urbanizadas. No Brasil, a infraestrutura ou sistema de geração de energia foi criado pelo Estado, que instituiu uma série de empresas de âmbito nacional como a Eletrobrás, a Petrobrás e a Nuclebrás, além das estatais regionais.
   
   
  Gráfico do consumo de energia no Brasil, por setores  
 
 
 
As principais formas de energia utilizadas no Brasil são: a energia elétrica, a energia de combustíveis fósseis (carvão e derivados do petróleo) e do álcool.
Observe o gráfico e perceba que a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil provém das usinas hidrelétricas.
   
   
  Gráfico da geração de energia no Brasil