Geografia » O Espaço Geográfico Brasileiro » Formação do território brasileiro
 
 
Formação do território brasileiro
 
 
 
Os limites territoriais do Brasil, contornos que definem o formato do país nos mapas, são o resultado de uma série de lutas e conquistas, acordos e tratados, modelos de exploração econômica do espaço e riquezas nele contidas. Assim, o território brasileiro foi formado como resultado das relações sociais, econômicas e políticas dos povos que o habitaram.
   
   
  Atuais limites territoriais do Brasil  
 
 
 
O capítulo inicial dessa história são as expedições ultramarinas portuguesas, que visavam a descoberta e domínio de novas terras que pudessem ser exploradas e transformadas em colônias, gerando riquezas para Portugal. Em abril de 1500, Portugal declarou descobertas as terras brasileiras e passou a colonizá-las. Mas, nesse momento, o Brasil não tinha ainda o formato que tem hoje, pois o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, dividia as terras descobertas entre Portugal e Espanha, definindo a porção de terras que Portugal poderia explorar.
   
   
  Limites territorias do Brasil depois do Tratado de Madri  
 
 
 
As estratégias de povoamento, as formas de defesa do território colonial e as atividades econômicas desenvolvidas por Portugal nas terras coloniais brasileiras promoveram o alargamento das fronteiras, definidas no Tratado de Tordesilhas. Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri em 1750 e estabeleceram novos limites territoriais para as terras coloniais portuguesas.
Depois de tornar-se independente, o Brasil passou a constituir um Estado com soberania sobre um território, que é o que hoje conhecemos. Mas a integração nacional brasileira somente ocorreria tempos depois, com a industrialização do país e a dinamização de uma economia interna.
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Integração do território nacional