Física » Eletromagnetismo » Indução eletromagnética » O sentido da corrente induzida
    
 
 
O sentido da corrente induzida
 
 
 
Sempre que uma corrente induzida é gerada num circuito, gasta-se energia nessa operação, é mais tarde ser transformada em energia elétrica que pode ser convertida em outras formas de energia, como luz, calor e movimento.
Vamos considerar um circuito em forma de U sobre o qual está apoiada uma barra de material condutor, supondo que este circuito esteja imerso em um campo magnético uniforme (igual em todos os pontos do espaço) e que as linhas deste campo sejam perpendiculares a esta página web. Além disso, vamos supor que esta barra condutora se move com velocidade sobre o condutor:
   
   
   
 
 
 
 
Se deslocarmos a barra condutora para a direita, a superfície do circuito irá diminuir, e como conseqüência o fluxo magnético que ela intercepta também irá diminuir, essa variação de intensidade de campo magnético criará por sua vez uma corrente induzida. Em que sentido circulará esta corrente induzida? Horário ou anti-horário?
Se essa corrente induzida circulasse em sentido horário, a barra, que se desloca para a direita, sofreria a ação, por parte do campo magnético, de uma força orientada no mesmo sentido de seu movimento. Essa força aceleraria o movimento da barra. Isso, porém, não é possível, porque deste modo obteríamos energia elétrica de graça, o que viola o princípio da conservação de energia:
   
   
   
 
 
 
 
Assim, a corrente deve circular em sentido anti-horário, a força do campo magnético aplicada sobre a barra se orienta para a esquerda e freia o seu movimento, precisando ser contrabalançada por uma força externa (orientada para a direita) para que a barra continue em movimento:
Importante: Num circuito qualquer, o sentido de circulação da corrente induzida será sempre aquele que estiver de acordo com a conservação da energia.