Física » Óptica » Óptica geométrica » A reflexão total
    
 
 
A reflexão total - II
 
 
 
As imagens do exterior, acima da superfície da água, são captadas pelo periscópio da seguinte maneira: como ele é composto por vários prismas, as imagens serão refletidas nestes prismas. A luz que penetra no tubo do periscópio é desviada em 90º duas vezes, em dois prismas que possuem seções na forma de triângulos retângulos isósceles. Dentro de cada prisma o raio atinge o lado maior do triângulo, em ângulo superior ao ângulo limite, sendo, por esta razão, totalmente refletido
   
   
   
 
 
 
 
Uma das aplicações das fibras ópticas são os diagnósticos médicos. Com elas, os médicos podem observar órgãos internos do corpo humano, captando as mais diversas imagens, por exemplo, do coração ou do estômago de um paciente. Pode-se acompanhar exames em tempo real, realizar e monitorar cirurgias.
   
   
   
 
 
 
 
Há vários tipos de endoscópio [Glossário] que utilizam fibras ópticas para exames visuais internos do corpo humano, onde um tubo muito fino e flexível contém dois feixes de fibras, um para iluminar a região a ser examinada e outro para a visualização. Este tubo é introduzido numa veia do paciente, por exemplo, até atingir a área a ser examinada. Esta área pode até mesmo ser fotografada.Clique aqui e veja em detalhe como é uma fibra óptica.
   
   
   
 
 
 
 
As fibras ópticas conduzem ondas eletromagnéticas onde estão codificados os sinais de televisão e de comunicações telefônicas. Dentro da fibra, estes sinais eletromagnéticos são codificados em código binário de 0 e 1, sendo transportados nesta forma de pulsos de luz ao longo da fibra óptica. Ao atingirem o sistema receptor, que pode ser uma central telefônica, por exemplo, estes sinais são recodificados, voltando à forma de pulsos eletromagnéticos.