Física » Fluidos » A pressão atmosférica
    
 
 
Medida da Pressão Atmosférica - I
 
 
 
Quem pela primeira vez evidenciou a existência da pressão atmosféricae procurou medi-la foi o físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647), que foi um dos discípulos de Galileu Galilei.
 
 
 
Através de uma experiência que se tornou clássica, Torricelli obteve pela primeira vez o valor numérico da pressão atmosférica. Para isto, ele usou um tubo de um metro de comprimento, que foi completamente cheio com mercúrio:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: O mercúrio é um dos poucos metais que se apresenta na forma líquida à temperatura ambiente.
 
 
 
A seguir, este tubo foi invertido numa cuba de vidro que também continha mercúrio:
   
   
   
 
 
 
 
Liberando-se a extremidade do tubo, verificou-se que o nível de mercúrio dentro do tubo descia até estancar a uma altura , no caso da experiência ser realizada ao nível do mar, num local onde a aceleração da gravidade é igual a , e à temperatura de.
 
 
 
Acima do nível de mercúrio criou-se uma região que se convencionou chamar de câmara barométrica, onde reina o vácuo, porque, enquanto o mercúrio desce, o ar não tem como ali penetrar:
 
 
 
Mas porque nesta experiência o mercúrio parava a esta altura? Porque ele não descia completamente do tubo?
 
 
 
A resposta a esta questão é a seguinte: a pressão atmosférica impedia que o tubo esvaziasse até o fim, uma vez que ela comprimia a superfície exposta ao mercúrio e, desse modo, sustentava o líquido que ficou no interior do tubo:
   
   
   
 
 
 
 
Desta experiência, conclui-se então que a pressão que a atmosfera exercia na superfície do líquido na cuba (ponto A, por exemplo), era equilibrada pela pressão exercida pela coluna de mercúrio com 76 cm de altura (ponto B).
Mas de acordo com a Lei de Pascal, o que podemos dizer sobre o valor numérico da pressão nos pontos A e B? Clique aqui para saber.