Física » Fluidos » A pressão atmosférica
    
 
 
Variações da Pressão Atmosférica
 
 
 
A pressão atmosférica não é sempre constante: ela varia principalmente com a altitude e com certas condições meteorológicas, como a temperatura. Torricelli já tinha percebido isto, medindo a altura da coluna de mercúrio com seu barômetro, ele descobriu que as medidas de variação da pressão podia até mesmo dar indicações sobre o clima de uma dada região.
 
 
 
Variações da pressão atmosférica ocorrem com a altitude, a pressão atmosférica diminuindo com o aumento da altitude. Isto ocorre porque o peso do ar em altitudes mais elevadas é menor do que em altitudes mais baixas. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é, em média, igual a 76 cm de mercúrio, mas ela diminui cerca de 1 cm de mercúrio para cada 100 m de elevação. Por exemplo, a uma altitude de 100 m em relação ao nível do mar, a coluna de mercúrio tem, em média, 66 cm de altura, sendo que, para altitudes ainda maiores, a pressão diminui, porém de maneira menos acentuada:
   
   
   
 
 
 
 
Você sabia que os ventos são provocados por diferenças de pressão atmosférica?
 
 
 
A medida da pressão atmosférica permite calcular a altitude aproximada de um lugar em relação ao nível do mar. Para isto, usa-se um equipamento conhecido como altímetro: na verdade, ele nada mais é do que um barômetro com uma escala graduada em metros que indica a altitude do lugar:
   
   
   
 
 
 
 
Com a ajuda do barômetro, sabemos que a pressão atmosférica numa cidade litorânea (a zero metro de altitude), como o Rio de Janeiro, é igual a 1 atmosfera, ou seja, 76 cm de Hg. Já em São Paulo, que está a uma altitude de 760 metros, a pressão atmosférica é um pouco menor. Em La Paz, capital da Bolívia, a quase 4000 metros de altitude, a pressão atmosférica cai para aproximadamente 2/3 da pressão atmosférica normal. Em tais condições o ar fica rarefeito e a quantidade de oxigênio diminui muito. Uma pessoa não adaptada a tais condições se cansa rapidamente, quando faz qualquer atividade física. É por isso que os jogadores de futebol da Seleção Brasileira de Futebol não gostam muito de jogar em La Paz.
 
 
 
A pressão atmosférica varia também conforme as condições meteorológicas locais, seu valor sendo mostrado em mapas como os que aparecem nas previsões do tempo de jornais e da televisão. As linhas desenhadas neste tipo de mapa são conhecidas como isóbaras, e unem os pontos do mapa que apresentam a mesma pressão atmosférica: