Física
» Fluidos
» A Lei de Pascal - a prensa hidráulica
A lei de Pascal; a prensa hidráulica - II
A bexiga diminui de tamanho devido à força exercida pelo pistão sobre ela. Mas além de ter seu tamanho reduzido, podemos observar que a bexiga manteve sua forma esférica o tempo todo. Por quê?
Isto ocorreu porque a bexiga recebeu a mesma pressão ao longo do tempo em todos os seus lados, essa pressão sendo sempre perpendicular a cada ponto da superfície da bexiga:
Importante: Estes resultados estão sintetizados no que se chama a Lei de Pascal (que tem este nome devido em homenagem ao cientista francês Blaise Pascal, que a descobriu no século XVII). Mas o que afirma esta lei?
Esta lei é uma conseqüência importante do Teorema de Stevin, e afirma que a pressão exercida sobre uma superfície qualquer de um líquido se transmite com a mesma intensidade a todas as demais superfícies que estão em contato com o líquido, não importando como elas estejam orientadas:
A Lei de Pascal estabelece que a pressão aplicada a um líquido em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos de líquido e das paredes do recipiente que o contém.
Há várias aplicações práticas desta Lei de Pascal, nas quais as forças entre líquidos são amplificadas e transmitidas de um ponto a outro. Entre estas aplicações se destaca a prensa hidráulica e o freio hidráulico de automóveis. Importante: A Lei de Pascal é válida não apenas para os líquidos, mas também para os gases.