Física » Termodinâmica » Processos de troca de calor » Calorimetria
    
 
 
Mudanças de Estado Físico - III
 
 
 
A Vaporização e a Condensação

A vaporização é a passagem de uma substância do estado líquido para o de vapor. Já a condensação é o processo inverso: a passagem do estado de vapor para o estado líquido.

A seguir, vamos acompanhar vaporização de uma certa quantidade de água.
 
 
 
Vamos colocar o recipiente cheio de água sobre o fogo. Novamente, podemos acompanhar a temperatura da água através de um termômetro, colocado junto dela. Inicialmente, sua temperatura aumenta de modo regular, enquanto se desprende vapor da superfície da água. Se a pressão é de 1 atm, a água começa a ferver a 100oC. Observa-se neste momento que a temperatura da água pára de aumentar, mantendo-se constante a 100oC enquanto durar a ebulição e até que toda a água tenha se transformado em vapor. Esta temperatura de 100oC é a temperatura de ebulição da água:
   
   
   
 
 
 
 
O Calor Latente de Vaporização

A passagem do estado líquido ao gasoso permite definir a grandeza calor latente de vaporização, que é a quantidade de energia necessária para fazer passar uma unidade de massa de uma substância do estado líquido para o estado de vapor, sem que ocorra qualquer variação de sua temperatura.
Unidades de Medida do Calor Latente de Vaporização

No Sistema Internacional de Unidades, esta grandeza é medida em joules por quilograma (J/kg).
 
 
 
Sublimação

A sublimação é a passagem direta de uma substância do estado sólido ao estado gasoso, que também pode ser chamada de vaporização dos sólidos. Esta mudança de estado segue leis análogas às da vaporização dos líquidos. Esta mudança de estado não é muito comum, sendo muito difícil que a sublimação ocorra com substâncias sólidas em condições normais de temperatura e pressão. No entanto, há exceções, como a naftalina e o iodo.