Física » Mecânica » Movimentos em duas e três dimensões » Aceleração e aceleração média
    
 
 
Aceleração e aceleração média - III
 
 
 
Vamos lembrar que, se um vetor varia, ou seu módulo (valor) ou sua direção mudam. E para que ocorra aceleração de um objeto em movimento, deve ocorrer pelo menos uma destas duas situações:

  • variação do valor da velocidade (variação do módulo da velocidade escalar);
  • variação da direção da velocidade.
  •  
     
     

    Podemos falar que o carro está acelerado porque sua velocidade instantânea está mudando continuamente, sua direção sendo tangente à trajetória do veículo nos pontos A a F.

       
       
       
     
     
     
     
    Neste caso, a aceleração do veículo está relacionada com a rapidez com que a velocidade instantânea do veículo muda de direção, e não com a variação no valor (ou módulo) da velocidade.
     
     
     

    Todos nós já sentimos estes efeitos da aceleração quando andamos de carro. Por exemplo, quando o carro “arranca”, sentimos a sua “aceleração” pela rapidez com que o valor (módulo) da velocidade muda com o tempo, sendo “empurrados” contra o encosto do banco.

    Já no meio de uma curva, em que o motorista mantém a velocidade constante do carro, sentimos também a aceleração, sendo “empurrados” em direção à porta do carro.

    Neste caso, a aceleração acontece pela rapidez com que muda a direção da velocidade instantânea do carro, não seu módulo.