Física » Mecânica » Movimento retilíneo uniforme » A trajetória e o vetor deslocamento
    
 
 
O vetor deslocamento
 
 
 

O Vetor Deslocamento

Observe a animação abaixo. Após sair do Rio de Janeiro, o avião chega a São Paulo, seu destino.

Quantos quilômetros ele percorreu durante esta viagem?

Ou melhor, qual foi o seu deslocamento?

 
 
 
   
   
  Clique aqui para ampliar  
 
 
 

A resposta é simples.

Basta fazermos a leitura nos indicadores de quilometragem do avião antes e após a viagem, e subtrairmos estes valores.

   
   
   
 
 
 
 

A quantidade de quilômetros percorrida pelo avião representa o seu deslocamento, ou seja, uma mudança de posição, saindo de uma posição inicial (cidade do Rio de Janeiro), chegando a uma posição final ou de destino (cidade de São Paulo).

Houve portanto uma mudança de posição do avião ao longo da viagem, e é justamente esta mudança de posição que o deslocamento indica.

Neste caso, o deslocamento do avião foi de 427 km, obtido pela diferença vetorial entre a posição final e a posição inicial do avião, uma vez que a posição é uma grandeza vetorial.

 

De uma maneira geral, podemos dizer que a posição (ou localização) de um objeto identifica um local ocupado pelo objeto, medido em termos de unidades de comprimento convenientes.

Tal quantidade é uma grandeza vetorial em Física.

No caso
Movimento Retilíneo Uniforme, quando o objeto percorre uma linha reta, pode-se determinar a posição de um objeto através do conhecimento do módulo (valor) da sua posição e direção do seu movimento, sendo que há somente duas possíveis direções para o movimento (esquerda ou direita), que podem ser especificadas com o sinal de mais (direção positiva ou para a direita) ou de menos (direção negativa ou para a esquerda).