Biologia » Genética e Evolução » Evolução » A origem do pensamento evolutivo
 
 
As idéias de Lamarck
 
 
 
Uma teoria da Evolução: uso e desuso. O cientista Lamarck baseou sua teoria em duas idéias comuns no seu tempo. A primeira pregava a existência de uma escala natural de complexidade vida, que iria desde os seres microscópicos recém descobertos até o homem, considerado "a mais perfeita das criaturas". A segunda era a idéia de que as características adquiridas por um indivíduo poderiam ser transmitidas aos seus filhos. Lembre-se que quando Lamarck propôs suas teorias, as leis de Mendel ainda não existiam.
 
 
 
Observe os vermes da figura e veja como Lamarck supunha que eles poderiam dar origem a seres mais complexos.
[1] Os vermes são inicialmente todos iguais. Mas suponha que surjam predadores no local onde eles vivem.
[2] Estes vermes vão desenvolver, graças a um impulso próprio que Lamarck supunha existir em todos os seres vivos, habilidades para se proteger dos seus predadores. Neste caso eles desenvolveram pequenas pernas, que lhes permitem fugir de seus predadores.
[3] Estas pernas vão se tornar cada vez mais desenvolvidas com seu uso. Este desenvolvimento vai ser passado aos descendentes, que vão ter pernas cada vez mais desenvolvidas. É a chamada lei do uso e desuso.
   
   
   
 
 
 
[4] Os vermes são inicialmente todos iguais, mas neste caso eles vivem na água. Mas suponha que surjam predadores no local onde eles vivem.
[5] Graças ao mesmo impulso próprio que Lamarck supunha existir nestes vermes, eles desenvolveram nadadeiras para fugir de seus predadores, tornando-se semelhantes a peixes.
[6] Estas nadadeiras também iriam se desenvolver e passar à próxima geração, tornando estes animais cada vez mais velozes e com mais habilidade para o nado. As alterações surgidas em cada um dos grupos são passadas aos seus descendentes, de acordo com a hipótese da transmissão dos caracteres adquiridos.
O modelo de evolução de Lamarck estava em perfeita sintonia com o conhecimento de seu tempo, embora pareça estranho à luz do que sabemos hoje sobre a genética, especialmente pela herança de caracteres adquiridos e pela idéia de uma misteriosa força que faz com que os seres fiquem cada vez mais complexos. Apesar disso, Lamarck ainda é lembrado por duas razões importantes: ele foi o primeiro cientista a defender abertamente a evolução dos seres vivos, propondo um modelo de como isso ocorria e, embora seu modelo como um todo estivesse errado, ele reconhecia corretamente a importância do meio ambiente na evolução dos seres vivos.