Biologia » Fisiologia animal e humana » Trocas gasosas » Pigmentos respiratórios
 
 
Pigmentos respiratórios
 
 
 
A água salgada, assim como os fluidos corpóreos não são bons meios para a dissolução do O2. A evolução de animais grandes e ativos, que utilizam enormes quantidades de oxigênio, dependeu da adaptação de mecanismos que aumentassem sua capacidade de transportar o oxigênio. De forma geral, estes animais possuem pigmentos respiratórios, moléculas protéicas que contêm íons metálicos (ferro ou cobre) que se ligam ao O2. Os pigmentos respiratórios se ligam ao O2 onde ele é mais abundante (na superfície respiratória) e o soltam onde ele é mais escasso (nos tecidos, que utilizam o O2 na respiração celular).
O pigmento respiratório humano é a hemoglobina, que carrega 98% do oxigênio do sangue. Hemoglobina é o nome genérico que se dá a um grupo de moléculas protéicas capazes de carrear oxigênio. A hemoglobina possui os chamados grupos heme, que têm um átomo de ferro no centro. É este átomo de ferro que se liga ao oxigênio. Quando o pigmento está ligado ao ferro ele é dito oxigenado (não confundir com oxidado) e nós o chamamos de oxiemoglobina (Hb O). A oxiemoglobina tem uma coloração vermelho-brilhante enquanto que a deoxiemoglobina (hemoglobina sem oxigênio) é mais escura. A hemoglobina dos vertebrados consiste em duas cadeias de polipeptídeos, cada uma com um grupo heme acoplado.
Moléculas similares de hemoglobina são encontradas em quase todos os vertebrados, e acredita-se que esta seja uma evidência de que eles descendem de um mesmo ancestral. Hemoglobinas também ocorrem em invertebrados, incluindo vermes terrestres e alguns outros anelídeos, alguns equinodermos, moluscos e insetos. Neste caso, os cientistas dizem que este tipo de molécula evoluiu independentemente em vários filos.
 
 
 
Um outro pigmento respiratório importante é a hemocianina, que é utilizado principalmente por artrópodes e moluscos, que apresentam-no dissolvido no plasma sangüíneo. A hemocianina é azul quando está oxigenada e fica sem cor quando está desoxigenada.
  As moléculas de hemoglobina se encontram dentro das hemácias, que são células anucleadas nos mamíferos, semelhantes a balas Soft.  
 
 
 
Como você já deve ter reparado, as trocas gasosas tanto nos pulmões quanto nas células são feitas nos capilares, que são vasos sangüíneos finíssimos. As hemácias possuem uma forma tal que passam em fila indiana por um capilar, entrando em íntimo contato com os tecidos que precisam de oxigênio ou com os alvéolos pulmonares, onde há oxigênio em excesso. Este fenômeno se chama diapedese.
  Entenda um pouco melhor como funcionam os pigmentos respiratórios clicando aqui.  
 
 
 
Além do oxigênio, o CO2 também precisa ser transportado, só que dos tecidos para os pulmões, de onde é retirado do corpo, já que em altas concentrações torna-se tóxico. Veja como funciona o transporte do CO2 clicando aqui.