Biologia » Genética e Evolução » Engenharia genética » Projetos genoma
 
 
Projetos genoma
 
 
 
 
 
 
O estudo do genoma dos organismos está em moda ultimamente. Seu objetivo é seqüenciar todo DNA de um organismo para posteriormente manipulá-lo de diversas maneiras, com o intuito de auxiliar a agricultura, a pecuária e a medicina.

O primeiro genoma a ser seqüenciado no Brasil foi o da Xylella fastidiosa, uma bactéria que provoca o amarelinho, um grande problema dos laranjais brasileiros. O genoma já se encontra disponível, o próximo passo é reconhecer os genes e tentar inferir que proteínas eles codificam para entender melhor como esta bactéria infecta as plantas, como se reproduz, de que forma causa a doença, etc. Com este conhecimento, os cientistas serão capazes de produzir proteínas que, por exemplo, impeçam a infecção ou a reprodução destes microorganismos. A obtenção da seqüência do DNA seria apenas o primeiro passo para a eliminação deste grave problema da agricultura nacional.
   
   
   
 
 
 

Outro genoma que tem sido bastante comentado é o genoma humano: o genoma de um indivíduo foi completamente seqüenciado e a quantidade de genes nele presentes já foi estimada em cerca trinta mil. Descobriu-se que não temos tantos genes quanto os cem mil que imaginavam os cientistas anteriormente. Nosso desafio agora é descobrir como se dá a interação destes genes entre si e com o ambiente para a formação de um ser humano. Um dos grandes objetivos do projeto é, através do conhecimento da seqüência de genes "normais", tentar detectar os genes que provocam doenças e substitui-los. Existem hoje as vacinas gênicas feitas de genes que curariam o indivíduo.
 
 
 
O Brasil está engajado no seqüenciamento de vários organismos, principalmente nas universidades públicas. A FAPESP, o CNPQ e a Embrapa são alguns exemplos de entidades que vêm investindo pesadamente nestas pesquisas, no intuito de aumentar o conhecimento de muitos organismos de interesse da economia nacional e capacitar profissionais brasileiros nesta área de ponta que é a genômica.
 
 
 
Os objetivos finais destes projetos, embora à primeira vista pareçam simples, são em realidade bastante ambiciosos. Embora a seqüência do DNA seja importante para a determinação do fenótipo (aparência do indivíduo pela expressão dos genes, ou genótipo) de um organismo, não devemos esquecer as interações com o ambiente. Entenda-se como ambiente não só o ambiente externo ao indivíduo, mas suas condições fisiológicas e de desenvolvimento.
 
 
 
Além disso, muitas de nossas características são determinadas por vários genes ao mesmo tempo, temos que descrever como isso funciona para cada uma delas, antes de tentar modificá-las por manipulação genética.
 
 
 
Anos de trabalho árduo ainda serão necessários para que dados realmente aplicativos e economicamente úteis sejam extraídos destes trabalhos. A obtenção do genoma é apenas o primeiro passo deste novo ramo da ciência que vem crescendo tão rapidamente.
 
 
 

As promessas dos pesquisadores quanto aos genomas são, no entanto, bastante encorajadoras. Se for possível saber de antemão quais serão os problemas genéticos de uma pessoa e tentar resolvê-los antes mesmo do nascimento, será possível evitar uma série de sofrimentos. Se os pesquisadores, através da seqüência do DNA, forem capazes de estabelecer o metabolismo de uma série de organismos, este será um passo importante na prevenção e combate de uma série de pragas da agropecuária. Ainda não é possível saber quando estes progressos estarão disponíveis.