Biologia » Genética e Evolução » Interações gênicas » Interações genótipo-ambiente
 
 
Interações genótipo-ambiente
 
 
 
O exemplo abaixo mostra como vários genes interagem para determinar a cor da pelagem em mamíferos. Ele não foi colocado aqui para que você o decore em detalhes, e sim para que você tenha uma boa noção de como a determinação de um caráter pode ser complexa, embora existam caracteres cuja determinação é ainda mais complexa do que a deste. Note que estamos falando em cor da pelagem, e não em cor de pele, portanto este sistema não se aplica a seres humanos, que não têm pelagem.
 
 
 
Existem pelo menos cinco locos gênicos que determinam a cor da pelagem em mamíferos. Dependendo da espécie em questão, podem haver outros locos e alelos além dos mostrados aqui. O primeiro deles, é o loco A, para o qual existem os seguintes alelos:
  • A: alelo dominante, determinante de pelagem "aguti"

  • a: alelo recessivo, determinante da cor escura.
  •  
     
     
    Em algumas espécies, pode haver também o alelo at, que determina ventre de cor creme e dorso de cor escura.
     
     
     
    Veja neste outro exemplo como o alelo que determina a coloração amarela (Ay) é dominante para a determinação da cor, quando ocorrem em heterosigosidade e recessivo letal (AyAy) quando ocorrem em homozigose. O segundo loco é o B, que interage com os alelos do loco A segundo as relações mostradas abaixo:
  • A_B_ : aguti normal

  • A_bb : canela

  • aaB_ : preto denso

  • aabb : pardo
  •  
     
     
    Veja que não existe um padrão claro de interação entre B e A. O B (dominante) não causa alteração quando está junto com A, mas escurece o pêlo quando junto com aa. O b (recessivo) também provoca alterações diferentes dependendo de estar com A_ ou aa. O gene C tem dois alelos: C (dominante) e c (recessivo). O gene dominante não provoca nenhuma alteração na cor, mas o recessivo, quando em homozigose, age de forma epistática provocando o albinismo. Em coelhos, este loco tem mais dois alelos, o cch, que determina um padrão acinzentado, chamado chinchila e o ch, que determina um albino com extremidades pretas, chamado himalaia. As relações de dominância neste caso são: C > cch> ch >c.
     
     
     
    Os coelhos himalaia fornecem um interessante exemplo da interação do genótipo com o ambiente. Se sua pelagem branca for raspada, e no local for aplicada uma bolsa de gelo enquanto os pêlos crescem, estes serão pretos, e não brancos. O coelho himalaia tem as extremidades escuras justamente porque estas são as partes mais frias de seu corpo.
       
       
       
     
     
     
    O loco D controla a intensidade da pigmentação determinada pelos genes dos locos A e B. Existem dois alelos, D e d, e a presença de dd "dilui" a coloração da pelagem, deixando-a com um aspecto leitoso. Este é um exemplo de um tipo de gene chamado de modificador. O último loco envolvido na determinação da cor da pelagem é o S. O genótipo S_ não produz alterações, mas ss determina a presença de manchas, a não ser que o indivíduo seja albino. Agora que você já conhece os genes envolvidos, tente determinar a cor da pelagem dos animais com os seguintes genótipos: