Biologia
» Genética e Evolução
» A genética Mendeliana
» As leis de Mendel
Segunda lei de Mendel
Depois de estabelecer como se dava a herança de um caráter, Mendel estudou a herança conjunta de dois caracteres. Para isso ele selecionou como parentais (geração P), plantas que fossem puras para dois caracteres, por exemplo, plantas com sementes amarelas e rugosas de um lado e plantas com sementes verdes e lisas do outro. O cruzamento está ilustrado na figura ao lado:
As proporções 9:3:3:1 apareceram em outros cruzamentos onde foram observados dois caracteres simultaneamente. Para explicar estes resultados, Mendel propôs que os dois caracteres se segregam independentemente durante a formação dos gametas. Na figura ao lado é mostrado como a segregação independente dos dois pares de genes dá origem a quatro tipos de gametas.
Observe que a ordem na qual cada gene é inserido na figura não altera o resultado final.
Fazendo um quadro de Punett a partir dos gametas obtidos acima é possível visualizar o resultado deste cruzamento da seguinte maneira:
Veja que as proporções fenotípicas obtidas pelo modelo são exatamente as mesmas dos resultados experimentais obtidos por Mendel (9:3:3:1). Estes resultados permitiram a determinação da segunda lei de Mendel. Segunda lei de Mendel: "durante a formação dos gametas, os pares de caracteres se segregam independentemente"
Lembre-se que em uma espiga cada grão é uma semente diferente, ou seja, foi formado por óvulos e grãos de pólen diferentes. É por isso que é possível observar estas diferenças.
Para saber mais sobre este assunto acesse os links: