Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Populações
 
 
Populações - Dinâmica 2
 
 
 
Uma população pode ter seu tamanho alterado, podendo aumentar, diminuir ou até mesmo se extinguir. As alterações de tamanho dependem do balanço entre uma série de fatores:
natalidade, mortalidade, imigração e emigração.
 
 
 
O resultado desse balanço - que poderá ser positivo (crescimento), negativo (diminuição) ou nulo (estabilidade) - é chamado taxa de crescimento da população. Qualquer fenômeno que altere um (ou mais) dos fatores citados acima terá impacto sobre o tamanho da população.
  Quanto tempo vivem os indivíduos de uma população? Em que período do desenvolvimento eles morrem? Veja aqui como os pesquisadores respondem a essas questões  
 
 
 
Vamos pensar em uma população hipotética de bactérias, crescendo num tubo cheio de meio de cultura (uma solução nutritiva).
   
   
   
 
 
 
Suponha que essa população tenha à sua disposição todo o alimento que necessita para crescer. O gráfico dá uma idéia de como será esse crescimento.Como aconteceu no exemplo acima, qualquer população que não encontre limitações ao seu crescimento, - como falta de alimentos ou presença de predadores, parasitas ou competidores - , crescerá exponencialmente com uma certa taxa de crescimento "r". Essa taxa de crescimento, chamada potencial biótico, é uma característica da população, ou seja, é própria de cada população. Uma população nunca supera seu potencial biótico, isto é, por melhores que sejam as condições do ambiente em que se encontra, ela não ultrapassa a taxa de crescimento "r".
   
   
   
 
 
 
No exemplo das bactérias, a população estava "realizando" todo o seu potencial biótico, ou seja, estava aumentando tanto quanto possível, porque tinha à sua disposição uma quantidade ilimitada de alimentos.É fácil perceber que esta é uma situação artificial. Veja o que acontece quando as condições ambientais são limitadas.
 
 
 
Repare que, nos dois exemplos, as populações crescem inicialmente de forma aproximadamente exponencial, mas logo sua taxa de crescimento diminui e a população atinge uma certa estabilidade.
  Nem sempre o tamanho populacional permanece constante. Veja aqui um exemplo de tamanho populacional naturalmente variável.  
 
 
 
Esse padrão de crescimento recebe o nome de crescimento logístico ou sigmóide (sigmóide porque a curva se parece à letra s esticada).
Em geral, qualquer população apresentará esse comportamento, ou seja, crescerá rapidamente no início mas acabará se estabilizando num determinado número de indivíduos. Isso porque existe um limite para seu crescimento, imposto pelo ambiente.
O tamanho máximo (número máximo de indivíduos) que uma população atinge é chamado de capacidade suporte do ambiente (k), pois representa o número de indivíduos daquela população que o ambiente pode suportar.O valor de k depende da população analisada, pois depende do potencial biótico dela e também do ambiente em que esta se encontra.
 
 
 
Um ambiente que sofra alterações terá nova capacidade suporte e uma população já estabilizada desse ambiente crescerá ou diminuirá até atingir o novo limite.
Observe o gráfico para analisar melhor o efeito do ambiente sobre uma população em crescimento.A capacidade suporte impede que as populações cresçam indefinidamente, pois seu crescimento acaba sendo limitado pelo ambiente. Os fatores ambientais responsáveis por essas limitações são muito importantes para o estudo da ecologia. Você pode aprender mais sobre eles aqui.
   
   
   
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Você acha que as populações humanas apresentam também um crescimento do tipo logístico?