Biologia » Fisiologia animal e humana » Excreção » Órgãos excretores
 
 
Aldosterona, renina e angiotensina
 
 
 
A Aldosterona
A aldosterona é um dos vários hormônios esteróides secretados pelo córtex da glândula adrenal. Ela promove a reabsorção do sódio pelo túbulo contornado distal, retendo o sódio no corpo. Se o conteúdo de sódio que chega ao córtex da adrenal cai, se inicia a secreção de aldosterona. Isto leva a uma maior reabsorção de sódio do filtrado, conservando o suprimento de sal no corpo e diminuindo a perda de sal pela urina.
A secreção da aldosterona também aumenta a secreção da angiotensina. Uma das maneiras de controlar a pressão sangüínea é através do sistema renina-angiotensina, que aumenta a constrição nos vasos, aumentando assim a pressão sangüínea. Este sistema é crucial para o organismo porque é muito importante que os rins detectem rápido o abaixamento da pressão sangüínea.
O efeito global do sistema renina-angiotensina é o aumento da pressão sangüínea e da retenção de sódio sempre que o conteúdo deste no sangue cair. Isto auxilia diretamente na manutenção da pressão sangüínea e aumenta indiretamente o volume dos fluidos sangüíneos.