Biologia » Fisiologia animal e humana » Sistema circulatório » Sistema circulatório dos vertebrados
 
 
Plaquetas
 
 
 
As plaquetas não são células verdadeiras e sim partes do citoplasma de células maiores da medula óssea. Quando a parede de um vaso sangüíneo se rompe ou é danificada, começa o processo da coagulação. O sangue forma um coágulo, selando a parede do vaso e impedindo a perda de sangue até que a parede seja reparada. As células danificadas da parede secretam substâncias que atraem as plaquetas.
Quando as plaquetas entram em contato com as fibras de colágeno expostas pelo dano, elas se desintegram e formam uma “tampa” temporária para a área atingida.
As plaquetas produzem ainda mais duas substâncias: a serotonina, que causa a contração do vaso e diminui a perda de sangue; e a tromboplastina, que faz com que a prototrombina (proteína do sangue) se transforme em trombina. A trombina é uma enzima que catalisa a modificação de outra proteína plasmática, o fibrinogênio em fibrina. Cadeias de fibrina formam uma rede em volta das plaquetas. Esta rede de fibrinas se transforma numa “tampa permanente”, mais dura que a anterior.