Biologia » Fisiologia animal e humana » Nutrição animal e digestão » Macronutrientes
 
 
Deficiências protéicas
 
 
 
As Deficiências Protéicas
Acreditou-se durante muito tempo que os hábitos alimentares dos animais eram determinados, principalmente, pela demanda (ou necessidade) de energia. No entanto, hoje em dia ficou claro que muitos animais gastam a maior parte do tempo e energia que destinam à alimentação, procurando nutrientes específicos, que estão disponíveis em pequenas quantidades, ao invés de apenas consumirem calorias.
Provavelmente o maior problema da dieta da maioria dos animais é a falta de proteínas ou dos compostos nitrogenados que podem ser convertidos em proteínas. Isto ocorre quando a dieta contém poucas proteínas ou quando estas proteínas são de baixa qualidade, ou seja, não contêm a quantidade suficiente de aminoácidos essenciais
Muitas populações humanas, especialmente as mais pobres, sofrem com a falta de proteínas, principalmente devido a deficiências de alguns aminoácidos, que não são produzidos no organismo e estão presentes em pequenas quantidades nas plantas. Estes problemas são causados principalmente pelos altos preços da carne e acabam atingindo mais gravemente as crianças, que apresentam maior demanda por proteínas que os adultos.
As leguminosas em geral apresentam uma alta taxa de proteínas e compostos nitrogenados, isto acontece porque possuem em suas raízes bactérias simbiontes, capazes de retirar o nitrogênio do solo e transformá-lo de forma que as plantas possam aproveitar. Clique aqui para entender detalhes sobre este assunto.