Biologia » Animais » Echinodermata
 
 
Echinodermata
 
 
 
Os equinodermos são animais relativamente conhecidos, principalmente por quem mora ou freqüenta áreas costeiras do Brasil. São as estrelas-do-mar, as bolachas-da-praia e os pepinos-do-mar, etc. O nome do filo refere-se aos espinhos que estes animais apresentam sobre a superfície do corpo (do grego echinos = espinho + dermatos = pele).
 
 
 
Todos os equinodermos são marinhos, as estrelas movimentam-se sobre o fundo; os ouriços podem viver como as estrelas ou fixar-se às pedras, onde cavam tocas; os lírios-do-mar (ou crinóides) vivem fixados às rochas. O filo é dividido em cinco classes: Asteroidea, Echinoidea, Holoturoidea, Crinoidea e Ophiuroidea.
   
   
   
 
 
 
Em geral todos os equinodermos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial. Praticamente todos têm hábitos bentônicos e são permanentemente presos ao fundo oceânico. Os equinodermos não são segmentados, a maioria apresenta simetria radial, em torno de um eixo pelos centros das faces oral (no centro da qual se encontra a boca) e aboral (onde se encontra o ânus). Não possuem cabeça diferenciada.
 
 
 
Os equinodermos se movimentam através de seu sistema ambulacral ou hidrovascular. Este é um sistema exclusivo deste filo e é composto de um conjunto de tubos e ampolas cheios de água do mar. O movimento dos equinodermos deve-se à movimentação de seus pés ambulacrais.
   
   
   
 
 
 
Para estudar com mais detalhes a fisiologia dos equinodermas, concentremo-nos nas estrelas-do-mar. A estrela, assim como outros equinodermos, apresentam um esqueleto calcário de origem mesodérmica, localizado sob a epiderme (endoesqueleto). O endoesqueleto das estrelas é formado por ossículos articulados, que permitem uma ampla gama de movimentos. O corpo consiste de um disco central, e alguns raios (ou braços). O sistema nervoso de muitos equinodermos consiste em um anel nervoso, que se localiza em torno da boca, do qual partem cinco nervos radiais, que se ramificam para todo o corpo. O sistema sensorial é muito reduzido, com poucos receptores químicos e táteis, situados ao redor da boca e nos pés ambulacrais.
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Reprodução dos equinodermos
Aparelho reprodutor das estrelas-do-mar