Biologia » Plantas » Criptógamas » Pteridófitas
 
 
Pteridófitas
 
 
 
As pteridófitas são as plantas vasculares sem semente. As integrantes mais conhecidas deste grupo são as samambaias e avencas. O nome, do grego pteros=asa + phyton=vegetal deve-se à forma das folhas das samambaias, que lembra uma asa.
   
   
   
 
 
 
A evolução dos vasos condutores permitiu que os nutrientes fossem distribuídos com maior eficiência pela planta. Por isso, enquanto as briófitas têm tamanho reduzido, existem pteridófitas com vários metros de comprimento. Ainda assim, as pteridófitas geralmente necessitam viver em locais úmidos e bem sombreados, e sua fecundação é dependente de água, assim como nas briófitas.

Elas apresentam alternância de gerações, em que o gametófito e o esporófito são completamente independentes nutricionalmente.
   
   
   
 
 
 
O esporófito, fase predominante e mais visível do ciclo de vida, é aquela planta que costumamos usar para enfeitar nossa casa. Sob suas folhas, pode-se notar estruturas de aspecto ferruginoso, que são os soros.

Acredita-se que o surgimento de esporos com uma parede protetora durável deu a esse grupo de plantas condições para ocupar o meio terrestre de uma forma mais eficiente que as briófitas. Com isso, os esporos podiam suportar condições secas, sendo dispersos através do vento.
   
   
   
 
 
 
Geralmente as samabaias têm caule do tipo rizoma, com crescimento paralelo ao solo.