|
Alguns papéis ecológicos das bactérias - Algumas bactérias são os únicos organismos capazes de retirar nitrogênio do ar e transformá-lo em nitratos, que as plantas podem utilizar. Para conhecer mais sobre este assunto veja o ciclo do nitrogênio. Muitas plantas, principalmente as da família das leguminosas, como o feijão e a soja, formam associações com bactérias para obter nitrogênio. O enxofre, e muitos outros elementos, também dependem de bactérias para completar seu ciclo.
- As bactérias são importantes decompositores de material orgânico morto. Você pode conhecer o papel ecológico dos organismos decompositores aqui.
- Muitas espécies de animais herbívoros dependem de associações com bactérias para digerir a celulose que forma a parede das células das plantas que ingerem. A celulose, apesar de ser formada por uma cadeia longa de moléculas de glicose, não pode ser digerida pelos animais, pois estes não possuem enzimas capazes de quebrar suas ligações. No aparelho digestivo desses animais, como os ruminantes e os cupins, existem bactérias que fazem a "quebra" da celulose.
- Mesmo quando causam doenças, as bactérias têm um papel ecológico importante, pois ajudam a regular as populações, evitando a superpopulação e o esgotamento dos recursos. Para saber mais sobre como as populações são reguladas, clique aqui. Na Europa, por exemplo, houve períodos nos quais as bactérias influenciaram de forma dramática o crescimento populacional. Veja como isso aconteceu.
|
|
|