Geografia » Geopolítica Contemporânea » Guerra Fria » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
A Guerra Fria foi resultado da disputa entre EUA e URSS na ordem mundial bipolar (bloco comunista, liderado pela União Soviética e bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos). Ela representava as rivalidades entre estes modelos de organização da sociedade.
   
   
   
 
 
 
As disputas entre as superpotências criaram uma intensa competição no campo bélico e no campo político. EUA e URSS disputaram zonas de influência por todo o globo terrestre.
   
   
   
 
 
 

Com a tensão, os dois lados em conflito viviam a preocupação de uma guerra iminente. Esse clima, associado ao espírito de competição que se estabeleceu entre os dois blocos, gerou uma corrida armamentista, que colocou o mundo sob risco de destruição, pois ambos os lados desenvolveram potentes armas atômicas.
Neste contexto, tanto Estados Unidos quanto União Soviética elaboraram planos e estratégias de expansão de seu poder político e militar e de contenção da expansão do rival. Embasado pela Doutrina Truman os EUA criaram, no âmbito militar a OTAN e, no âmbito econômico, o Plano Marshall. Por sua parte, a União Soviética Elaborou o Pacto de Varsóvia. A Guerra Fria terminou definitivamente em 1991, com a dissolução da União Soviética.