Geografia » O Espaço Geográfico Global » A cidade (Introdução: a cidade moderna) » Introdução (Revolução neolítica)
 
 
Revolução Neolítica
 
 
 
Com a domesticação de animais e a necessidade de fazer reserva de suprimentos para a sua subsistência, o homem passou a recolher lotes de animais, apoderando-se dos mesmos, tornando-se criador e já desenvolvendo a criação de ovelhas, cuidando-os em forma de pastoreio.
O crescimento da população fez surgir os primeiros aglomerados urbanos, principalmente por questão de proteção ao grupamento.
A característica fundamental do Neolítico refere-se às novas formas de relação que se estabeleceram entre o homem e o meio ambiente. O homem passou a interferir decisivamente no meio ambiente. Começou a cultivar plantas e domesticar animais, controlando as fontes de sua alimentação. Passou, então, a depender cada vez mais das mão produtoras.
A Revolução Neolítica não ocorreu da noite para o dia. A princípio o cultivo de plantas e a criação de animais tinham apenas a função de completar o suprimento de alimentos obtidos por meio da coleta de frutos, da caça e da pesca. Mesmo assim agricultores e pastores continuaram com a vida nômade. Difundiram-se conhecimentos por várias regiões. À medida que a agricultura e a criação de animais se desenvolviam, as comunidades foram adotando o modo de vida sedentário, acumulando conhecimentos relativos a essas atividades. Com a Revolução Neolítica, as comunidades puderam produzir mais alimentos de que o necessário ao consumo imediato. Esse aumento de produção impulsionou o crescimento da população.