Física » Mecânica » A Gravitação » Gravitação próxima da Terra
    
 
 
O Movimento dos Satélites - II
 
 
 
Os satélites geo-estacionários podem ser comparados a uma criança que gira num carrossel: embora o carrossel continue a girar, ela está parada em relação ao seu eixo:
 
 
 
Importante: Os satélites geo-estacionários não se movem a esmo pelo espaço, eles seguem uma rota bem especificada, que chamamos de órbita geo-estacionária do satélite. Mas o que vem a ser uma órbita geo-estacionária?
 
 
 
A órbita geo-estacionária é uma região do espaço que está sendo ocupada rapidamente por satélites de comunicação, satélites meteorológicos, entre outros, como satélites espiões e satélites militares, estando situada a uma altitude de 35700 quilômetros acima da superfície da Terra. Os satélites de comunicação, situados em tal região do espaço, irradiam para a Terra as transmissões de televisão provenientes das mais diversas regiões do planeta. Ao assistirmos uma transmissão direta pela televisão (ao vivo) proveniente da Europa ou dos Estados Unidos, como por exemplo uma partida de tênis do Torneio de Roland Garros, o sinal de televisão chega até nós através de um satélite em órbita geo-estacionária
É também através deles que são possíveis as ligações telefônicas internacionais. Um dos satélites meteorológicos em órbita geo-estacionária é o GOES, que envia sistematicamente à Terra dados para a elaboração das previsões do tempo, acompanhando as alterações do clima, bem como as queimadas nas florestas.
Clique aqui para conhecer as Leis de Kepler.