Biologia » Fisiologia animal e humana » Comportamento animal » Comportamentos comuns entre os animais
 
 
Comportamento de corte
 
 
 
Na maioria dos casos, os machos tentam chamar a atenção das fêmeas executando certos comportamentos típicos das épocas de acasalamento, que fazem parte do comportamento de corte. Em alguns animais aparecem inclusive modificações no corpo que servem para atrair as fêmeas.
A maioria dos animais, mesmo aqueles que vivem em grupos sociais, mantém distância uns dos outros. Pardais que descansam em uma linha telefônica sempre estão a uma distância mínima, que evita que os bicos se encostem. A invasão desta distância individual é percebida como uma provocação e o invasor é atacado.
O conflito entre as tendências de ataque e de permissão para que outro animal se aproxime para que haja o acasalamento são quase sempre evidentes durante o comportamento de corte. Em algumas espécies a aproximação dos casais mais parece uma briga, que termina com a cópula.
Na espécie humana o comportamento de corte não é tão estereotipado quanto o da maioria dos animais. Entretanto, há uma série de reações fisiológicas desencadeadas pelo organismo a partir do impulso sexual.