Química » Laboratório Experimental de Química » Experimentação em química » Segurança no laboratório
 
 
Normas de Segurança
 
 
 
Os acidentes não ocorrem por acaso, eles são causados! Dois fatores são as causas de acidentes:
  • o ato inseguro que é não respeitar um procedimento realizado pelo trabalhador ou indivíduo, aceito como seguro;
  • a condição insegura que é uma deficiência, defeito ou irregularidade existente numa máquina, equipamento ou local de trabalho.
 
 
 


Associado ao ato inseguro, existe um fator pessoal de insegurança, que é devido a uma deficiência ou alteração física ou psíquica, transitória ou permanente. Quer um exemplo? Olhe a tabela abaixo!
 
 
 
Exemplos de atos e condições inseguras possíveis de ocorrer em um local de trabalho, bem como do fator pessoal de insegurança. [TABELA]
 
 
 
Depois de identificar um risco de acidente, devemos seguir algumas normas básicas de segurança:
  • Substituir a substância de risco por uma que apresente um risco menor;
  • Usar equipamentos de proteção coletiva e individual;
  • Afastar o operador do risco, por exemplo, com o uso de pinças e equipamento automatizado;
   
   
  Chuveiro de segurança com lava-olhos  
 
 
 
Estas atitudes podem diminuir e até mesmo eliminar os riscos no ambiente de trabalho. No laboratório químico temos algumas regras e procedimentos mais específicos e que devem ser seguidas à risca.
 
 
 
Quando você estiver em um laboratório observe onde estão os dispositivos de segurança, como lava-olhos, chuveiros de segurança, extintores de incêndio, kit de primeiros-socorros e saídas de emergências, verifique também se tudo está funcionando.
   
   
   
 
 
 
Se você estiver preparando soluções diluídas de ácidos e usando uma mais concentrada, adicione sempre o ácido sobre a água, lentamente, nunca o inverso. Se a água é adicionada sobre o ácido concentrado, a solução aquece rapidamente e o ácido pode espirrar sobre o laboratorista. Para guardar na memória lembre-se que ácido sobre a água está em ordem alfabética.
 
 
 

Se você estiver aquecendo soluções em um tubo de ensaio tome o cuidado para não apontar o tubo na direção de uma pessoa.
   
   
   
 
 
 
Se você quiser sentir o cheiro de alguma substância, nunca a coloque diretamente abaixo do nariz! Sinta os vapores a uma certa distância do frasco. É importante também jamais provar uma substância química no laboratório. Isto vale para comida e lanches, porque eles podem se contaminar com reagentes tóxicos.
 
 
 
Sempre que for preciso introduzir tubos de vidro em rolhas de borracha ou cortiça, lubrifique o vidro com glicerol, por exemplo, e evite forçá-lo demais, porque pode quebrar e causar cortes.