Química » A Química dos Elementos » A Teoria Atômica » A Teoria Quântica
 
 
A teoria quântica
 
 
 
No início do século XX, o físico alemão Max Planck (1858-1947) concebeu um conceito que iria revolucionar a ciência e serviria como base para a Mecânica Quântica. Segundo o pesquisador, um corpo qualquer ao emitir ou absorver energia, o faz de forma descontínua, ou seja, a energia é emitida ou absorvida pelo corpo na forma de "pacotes" unitários.
   
   
  Max Planck  
 
 
 
Cada pacote de energia recebeu o nome de quantum ou fóton. Cada tipo de radiação contém fótons com uma quantidade específica de energia. O fóton da luz verde, por exemplo, é diferente do fóton da luz vermelha, ou seja, eles apresentam energias diferentes. A teoria quântica aplica-se a todos os corpos na natureza, no entanto, seus conceitos "funcionam melhor" com corpos muito pequenos (como os elétrons, por exemplo), que apresentam velocidades altíssimas e massas muito pequenas.
   
   
   
 
 
 

A teoria quântica, ou teoria dos quanta, foi usada, como base, por Niels Bohr para corrigir as falhas existentes no modelo atômico, aceito até então. Como explicar, por exemplo, por que o elétron não "cai" no núcleo, se, como mostrava o modelo de Rutherford, ele é uma partícula negativa que gira ao redor do núcleo, que tem carga positiva?