|
Estudar a estrutura das palavras é importante para a compreensão do seus significados. Como vimos em A importância das palavras, observar os morfemas e consultar os dicionários são atos muito importantes para a incorporação de novas palavras ao nosso cotidiano, e para aprendermos a nos expressar melhor. O estudo da estrutura das palavras possibilita a exploração do seu significado, e assim podemos reconhecer e ampliar o número de vocábulos que fazem parte do nosso linguajar. SIGNO LINGÜíSTICO Um signo lingüístico é uma estrutura que pode ser entendida nos padrões de uma língua qualquer. Para que isso ocorra claramente, dois elementos são essenciais: - O significante: é a "imagem" do signo lingüístico. Pode ser a palavra escrita ou falada.
- O significado: conceito que se atribui ao signo lingüístico, ou seja, é o elemento inteligível.
|
|
|
|
ESTRUTURA DAS PALAVRAS Uma palavra pode ser dividida em elementos que dão significado a ela. Essas unidades de significação são chamadas de morfemas. Observe este exemplo: Cantávamos Cant - radical Canta - tema: radical mais vogal temática Va - desinência de tempo verbal: pretérito imperfeito do modo indicativo Mos - desinência de pessoa: primeira pessoa do plural. FORMAÇÃO DAS PALAVRAS DERIVAÇÃO: A partir do radical da palavra de base, são acrescentados prefixos ou sufixos, assim originando uma nova palavra, chamada de palavra derivada. Derivação prefixal: acrescenta-se um prefixo. Desamor ;Incapaz. Derivação sufixal: acrescenta-se um sufixo. Amoroso, Felizmente. Derivação parassintética: acrescenta-se um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo. Amadurecer, Infelicidade. Derivação regressiva: reduz-se a palavra primitiva. Geralmente, forma-se um substantivo a partir de um verbo. Trabalhar - trabalho; Castigar - castigo. - COMPOSIÇÃO: A palavra é formada por dois ou mais radicais.
Composição por justaposição: os radicais não sofrem modificações. Passatempo; amor-perfeito. Composição por aglutinação: os radicais sofrem modificação. Aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto).
|
|
|