Português » Prática de Leitura de Textos » A gramática no texto » A pontuação
 
 
A pontuação
 
 
 
Os sinais de pontuação são os elementos que dão vida à frase, pois funcionam como indicadores da entonação, essencial para o entendimento do texto. Você sabe que um texto corrido, sem pontuação, perde os recursos de pausa, exclamação, interrogação, etc. Enfim, a emoção que muitas vezes é transmitida em um texto fica apática sem a pontuação. Além disso, os sinais de pontuação estruturam as frases e, portanto, o seu emprego é um recurso de extrema importância expressiva. Veja a relação de Sinais de Pontuação e suas funções dentro do texto:
   
   
   
 
 
 
PONTO FINAL: Indica a grande pausa de quando um período termina.
VÍRGULA: É o sinal de pontuação que mais nitidamente dá entonação à frase. Seu emprego é o mais difícil de se fazer, pois o seu uso de forma incorreta pode alterar o sentido da frase. Por isso apresentaremos as situações que pedem ou não o uso da vírgula.
PONTO-E-VÍRGULA: Indica uma pausa maior que a da vírgula e menor que a do ponto final. Também se usa em enumerações.
DOIS PONTOS: Introduzem uma citação, uma enumeração ou um esclarecimento.
PONTO DE INTERROGAÇÃO: Exprime dúvida no final de uma frase.
PONTO DE EXCLAMAÇÃO: Finaliza frases exclamativas e imperativas. É muito usado na poesia para expressar um sentimento que precisa ser “gritado”.
RETICÊNCIAS: Indicam que a frase foi interrompida, ou que parte do texto citado foi suprimido.
ASPAS: É um recurso usado para indicar uma citação.As aspas também indicam gírias ou estrangeirismos (palavras ainda não foram incorporadas ao idioma oficial).
TRAVESSÃO E PARÊNTESES
: Ambos são utilizados para a mesma função. Assim como a vírgula, também separam o aposto.