Português » Prática de Leitura de Textos » Procedimentos de leitura » Objetivos do texto
 
 
Objetivos do texto
 
 
 
O que é justiça "O que é justo? O que é injusto? Os critérios para se classificar algo de justo ou injusto são múltiplos e variados. Não só os indivíduos diferentes alimentam idéias diversas sobre o estado ideal de coisas que considerariam realmente justo, mas todo indivíduo é capaz de ter muitas dessa idéias. Nossas idéias ou sentimentos de justiça podem ser duplos ou triplos, ou mesmo mais, de acordo com diferentes sistemas de valor que tivermos como referencial."
   
   
   
 
 
 
  1. Qual é a idéia central que permeia o texto "O que é justiça"?
  2. Acaso podemos identificar o objetivo central do texto?
Antes, alguns esclarecimentos: o texto, seja ele qual for, possui uma finalidade de comunicação. Ninguém escreve para não ser lido! No entanto, muitos são os objetivos e as intenções da comunicação.
Por vezes, o texto pretende relatar um fato, descrever um acontecimento. E para tanto, apresenta depoimentos, confronta opiniões.
 
 
 
"Está acontecendo uma operação de guerra no Paraná, movida pelo aparelho do Estado contra os sem-terra...". A UDR, segundo relatam os advogados do MST em Curitiba, montou um verdadeiro exército paramilitar como força "auxiliar" na tarefa de expulsar os sem-terra..."."O governo do Paraná nega a prática de violência. Em entrevista concedida, o secretário de Segurança Pública do Estado, afirmou categoricamente, várias vezes, que nenhuma ação de despejo foi promovida...". ( Reportagem feita por José Arbex Jr., em revista "Caros Amigos" número 27-junho 1999)
   
   
   
 
 
 
Por vezes, o texto pretende apenas ressaltar as qualidades de um produto, com o objetivo de conquistar consumidores. Nesse caso, o texto está freqüentemente associado a uma imagem, cuja função é persuadir o leitor.
 
 
 
Ser livre nada mais é do que viver a ausência de leis.
   
   
   
 
 
 
Mas, e quanto ao texto inicial? Acaso, podemos determinar agora os seus objetivos?
Ao respondermos aquelas questões (a e b) concluímos que a idéia central do texto é a seguinte: não há uma concordância entre as diferentes definições de justiça, pois os critérios destas definições podem variar conforme aos sistemas de valores de cada indivíduo. Quanto à pergunta b, pode-se concluir que o objetivo do texto é discutir o tema da justiça em seus múltiplos aspectos, apresentando-nos um problema ("O que é justo? O que é injusto?"), e o desenvolvendo. Por isso, dizemos que o texto apresenta objetivos argumentativos.