Português » Prática de Leitura de Textos » Procedimentos de leitura » Repertório
 
 
Repertório
 
 
 
TEXTO A
Crítica da Razão Pura

Não resta dúvida de que todo o nosso conhecimento começa pela experiência; efetivamente, que outra coisa poderia despertar e pôr em ação a nossa capacidade de conhecer senão os objetos que afetam os sentidos e que, por um lado, originam por si mesmos as representações e, por outro lado, põem em movimento a nossa faculdade intelectual. ( Kant, Crítica da Razão Pura)
   
   
   
 
 
 
TEXTO B
Biscoito de polvilho e fubá

Material usado: 1 copo de fubá de canjica ( fubá Santa Rita), 1 copo de polvilho, 1 copo mal cheio de óleo, 3 colheres ( sopa) de açúcar, 1 colherzinha de sal, 7 a 8 ovos.
Modo de fazer: misturar o polvilho, fubá, açúcar e o sal. Sapecar com óleo bem quente. Depois da massa fria, amolecer com os ovos um a um. Enrolar na mesa polvilhada com fubá.
   
   
   
 
 
 
TEXTO C
Feliz aniversário

A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeites de paetês e um drapejado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos.( Clarice Lispector, Laços de Família)
   
   
   
 
 
 
Os textos acima abordam diferentes assuntos: o texto A tem a Filosofia como tema, o B trata de culinária, e o C nos descreve uma festa de aniversário.Um leitor com experiência em culinária, e sem nenhum conhecimento de Filosofia, certamente estará mais apto a compreender o texto B. Já outro leitor familiarizado com Filosofia, e sem nenhuma prática na culinária, terá mais dificuldade em entender o texto B, e arrisco-me a dizer: ninguém comerá os seus biscoitos!
Isso ocorre, porque a compreensão de um texto depende do repertório de cada leitor.
A dificuldade de compreensão de um texto pode ser explicada, então, pela incompatibilidade entre o repertório do leitor e a temática tratada pelo texto. É essa incompatibilidade que explica o fato do leitor não familiarizado com culinária ter maior dificuldade na execução da receita! É essa incompatibilidade também que impede a compreensão do texto A, por parte do leitor sem conhecimentos em Filosofia.