Matemática » Matemática Financeira » Termos usuais
 
 
Termos usuais
 
 
 
Termos usuais em Matemática Financeira
Algumas palavras passaram a ser jargões ou frases de efeito no mercado de consumo e de investimento. Saber o que algumas delas significam nos ajuda a entender melhor o que alguns conceitos de Matemática Financeira e Comercial representam. Aqui você encontrará um mini-glossário com o significado de algumas delas.

Capital: é um valor aplicado em algum ramo de atividade financeira (por exemplo, a caderneta de poupança, a compra de imóveis, fundos de investimento ou abertura de uma microempresa);

Taxa de juros: percentuais referentes aos juros a serem cobrados sobre determinadas movimentações financeiras, como por exemplo, multas aplicadas sobre prestações em atraso, acréscimos sobre financiamentos, entre outros.

Descontos: é o valor subtraído de um capital, por exemplo:
  • Uma mercadoria à vista possui 10% de desconto
  • Se você pagar a prestação do carro 10 dias antes do prazo irá ganhar 2% de desconto

Acréscimo: é um valor que é somado à um capital. Quando você pede 30 dias no cheque para pagamento de uma mercadoria e o valor passa de R$ 30,00 para R$32,00.

Alíquota: Indica a porcentagem que vai ser somada ou subtraída de um determinado valor. Este termo é muito usado em impostos.
 
 
 
Juros: têm vários significados. Veja ao lado Ações: São pequenos “pedaços” de uma empresa onde cada um é uma porcentagem do capital total de uma empresa. Quando você compra uma ação torna-se o “acionista” de uma empresa. As ações só podem ser comercializadas na Bolsa de Valores.

Bolsa de valores: é um local onde as ações são comercializadas somente através de leilão de investidores.

Montante é um termo muito importante. Clicando aqui você poderá entender melhor o que significa.
 
  • a remuneração recebida pelo capital aplicado
  • o custo do capital de terceiros (quando pedimos um empréstimo) ou
  • a remuneração que as instituições financeiras pagam pelo capital aplicado nelas, por exemplo, o rendimento de uma caderneta de poupança.