Matemática » Trigonometria » A circunferência trigonométrica » Redução ao primeiro quadrante
 
 
Os quadrantes de uma circunferência trigonométrica
 
 
 
A primeira coisa que devemos lembrar neste ponto é: um plano cartesiano divide uma circunferência trigonométrica em quatro quadrantes. Se você quiser saber mais sobre este assunto pode clicar aqui!.
Podemos ter valores de seno, cosseno e tangente de arcos trigonométricos distribuídos por todo o círculo e para calcular estes valores, devemos recorrer aos nossos valores de arcos notáveis, contidos em nossa tabela trigonométrica resultante da relação entre os lados do triângulo retângulo. Os ângulos notáveis são definidos por 30º, 45º e 60º. Na nossa circunferência trigonométrica todos esses ângulos pertencem ao 1º quadrante. Por isso, aprenderemos aqui que para calcular seno, cosseno e tangente de outros ângulos contidos nos demais quadrantes temos que aprender a reduzí-los para que façam parte do 1º quadrante.
 
 
 
Por definição, temos algumas relações entre seno, cosseno e tangente contidos em quadrantes diferentes do 1º:
   
   
   
 
 
 
É importante destacar que outros ângulos contidos no 1ºquadrante também podem ser encontrados a partir da redução de um ângulo maior a este quadrante a partir destas relações. Como, por exemplo, o sen40º, cos50º entre outros.
Vamos calcular o seno, cosseno e tangente de alguns ângulos?