Literatura » Trovadorismo » Prosa trovadoresca
 
 
Prosa trovadoresca
 
 
 
Nos sécs XIV e XV, havia em Portugal vários tipos de texto em prosa: hagiografias, nobiliários, cronicões e novelas de cavalaria. Mais popular eram as novelas de cavalaria textos repletos de aventuras fantásticas de cavaleiros andantes.
 
 
 

Atualmente, as pessoas ainda apreciam histórias que combinam aventuras e magia. É só verificar nas bancas de jornais quantas revistas de super-heróis são vendidas todos os dias.
   
   
   
 
 
 
Superman, Batman, Homem Aranha, X-Men, os heróis de histórias em quadrinhos fizeram tanto sucesso que se transformaram em heróis de cinema. Enfrentar o perigo com coragem e destreza, adquirir poderes mágicos para poder lutar contra a maldade e a injustiça ainda são fórmulas apreciadas pela população. Na literatura, e principalmente no cinema, temos muitos outros exemplos de que histórias desse tipo são sucesso garantido: Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Guerra nas Estrelas e Indiana Jones, são apenas alguns exemplos.
  Para entender melhor as novelas de cavalaria, assista a alguns filmes disponíveis em locadoras: Excalibur, El Cid, O Feitiço de Áquila, Lancelot, Coração Valente, Coração de Dragão. Na maioria deles, você poderá acompanhar as andanças dos cavaleiros em suas aventuras, salvando donzelas em perigo, lutando contra monstros ou contra os inimigos de seu rei.