História » Segundo Reinado » Introdução do Segundo Reinado » A economia
 
 
O surto industrial
 
 
 
No segundo reinado ocorreu o surgimento e a dinamização da economia industrial no Brasil, período que ficou conhecido por “surto industrial”. A expansão de fábricas e indústrias deveu-se principalmente ao aumento das taxas dos produtos importados fato que abriu caminho para a produção interna. Um outro fator foi a extinção do tráfico negreiro que desviou os recursos utilizados na compra de escravos para investimentos em outros setores.
Apesar das indústrias, o Brasil continuou a ser um país agroexportador. O desenvolvimento das indústrias foi apenas um apêndice da economia cafeeira.
   
   
  Barão de Mauá  
 
 
 
O maior empresário deste período foi o Barão de Mauá – Irineu Evangelista de Souza. Ele comandou inúmeros empreendimentos no Brasil e exterior, algo inédito na época, e foi parceiro do governo na construção de estradas de ferro e rodagem. Mesmo com o capital e o dinamismo empreendidos (chegou a ter mais dinheiro que o Estado), as empresas do Barão faliram em 1878, principalmente devido à concorrência externa e o pouco apoio governamental.
   
   
  Crescimento de participação do café...