História » Regime Militar » Diretas Já
 
 
O movimento de diretas-já
 
 
 
Durante abril de 1984, aproximadamente 1 milhão de pessoas se concentraram na praça da Candelária, no Rio de Janeiro, e no vale do Anhangabaú, em São Paulo, reivindicando o fim da ditadura militar e eleições diretas para presidente da república.
O PT (partido dos trabalhadores), criado em 1980 após a reforma partidária que instituiu o pluripartidarismo, iniciou o movimento com grandes comícios contra o governo e contra as condições de trabalho.
Após as manifestações do Rio de Janeiro e de São Paulo, as maiores que o país já presenciou, outras regiões se uniram a campanha em favor das eleições diretas.
   
   
   
 
 
 
Fim do Regime
Entretanto, para que houvesse eleições diretas para o governo federal era necessária a aprovação do Congresso, o que não ocorreu. O novo presidente foi escolhido pelo Colégio Eleitoral. Os candidatos à eleição indireta foram Paulo Maluf e Tancredo Neves.
Tancredo foi eleito presidente em 15 de janeiro de 1985, mas, na véspera da posse, foi internado gravemente doente, vindo a falecer 37 dias depois, em 21 de abril. O vice-presidente José Sarney, que ocupava o cargo desde março, foi declarado o novo presidente do país.Fim do Regime Entretanto, para que houvesse eleições diretas para o governo federal era necessária a aprovação do Congresso, o que não ocorreu. O novo presidente foi escolhido pelo Colégio Eleitoral. Os candidatos à eleição indireta foram Paulo Maluf e Tancredo Neves.Tancredo foi eleito presidente em 15 de janeiro de 1985, mas, na véspera da posse, foi internado gravemente doente, vindo a falecer 37 dias depois, em 21 de abril. O vice-presidente José Sarney, que ocupava o cargo desde março, foi declarado o novo presidente do país.