História » Neocolonialismo e Primeira Guerra Mundial » Primeira Guerra Mundial » Conseqüências do conflito
 
 
Conseqüências do conflito
 
 
 
Além das transformações geopolíticas decorrentes dos tratados de paz, pode-se enumerar ainda uma série de mudanças provocadas pela Primeira Guerra Mundial:
  • Exacerbação do sentimento nacionalista, principalmente nos países envolvidos no conflito.
  • Origens da descolonização com o início do despertar do nacionalismo asiático.
  • Ressentimento contra os ideais liberais e democráticos, principalmente na Itália e na Alemanha, que derrotada pelas democracias liberais, não se esqueceria do tratamento recebido. Paralelamente, ocorreria o aparecimento de novos totalitarismos (como o comunismo, nazismo e fascismo).
  • O surgimento definitivo da inflação no cenário mundial.
  • O saldo de 8 milhões de mortos e 20 milhões de inválidos, acarretando em problemas econômicos e sociais.
  • Início do declínio europeu e a emergência dos Estados Unidos como potência mundial.
  • A participação da mulher no mercado de trabalho e sua posterior emancipação, em conseqüência de seu papel decisivo no esforço de guerra.
  O que mudou no Brasil com a guerra?
Assim como outros países produtores de matérias-primas e alimentos, o Brasil aumentou enormemente suas exportações para Europa, cuja economia estava voltada para o esforço de guerra (fabricação de armas, munições, veículos de combate, manutanção dos soldados).
Antes de 1914, o Brasil, essencialmente agrícola, importava quase tudo, de viadutos a botões. Com a guerra, a produção européia ficou quase paralisada e não havia o que importar. Era necessário produzir aqui o que antes vinha da Europa.
Muitos agricultores e comerciantes, enriquecidos com as exportações, passaram a investir na construção de indústrias, de forma que a Primeira Guerra acabou favorescendo a industrialização brasileira.