História » Neocolonialismo e Primeira Guerra Mundial » Primeira Guerra Mundial » Os Tratados de Paz
 
 
Os tratados de paz
 
 
 
A rendição foi aceita pelos alemães porque estavam certos de que a nação seria tratada de acordo com os princípios defendidos pelo presidente Wilson dos Estados Unidos.
 
 
 
Woodrow Wilson havia formulado um plano de paz em que não houvesse vencidos nem vencedores. Esse plano ficou conhecido como os 14 Pontos de Wilson, mas os aliados europeus não o levaram a sério.
Em 1919, Alemanha foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, que refletia os interesses representados por Wilson (EUA), David Loyd George, primeiro-ministro inglês e Georges Clemenceau, primeiro-ministro francês. Impondo condições humilhantes, o tratado retirava da Alemanha grande parte de seu território, minas de carvão e todas as colônias, além de exigir o pagamento de reparações de guerra. Lançava-se as sementes da Segunda Guerra Mundial.
  Gases venenosos foram bastante utilizados durante a Primeira Guerra Mundial por ambos os lados em conflito. Entre eles estava o gás cloro, utilizado pela primeira vez em 1915 pelos alemães contra as forças aliadas na Bélgica. Para se proteger, os soldados utilizavam máscaras contra gases.  
 
 
 
O Tratado de Versalhes também oficializou a criação da Liga das Nações, organizada para garantir a paz mundial. A organização fracassou, pois dela não participaram Estados como a Alemanha e a Rússia, e o próprio país que a idealizara, os Estados Unidos, que em desacordo com muitas das decisões do Tratado de Versalhes, decidiu assinar um acordo de paz em separado com a Alemanha.
O Tratado de Saint-German, também assinado em 1919, desmembrou o império Austro-Húngaro e retirou da Áustria sua saída para o mar. Forçou-a a reconhecer a independência de Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Iugoslávia.
Outros tratados foram assinados com os demais Estados derrotados: o Tratado de Trianon, com a Hungria, o Tratado de Neuilly, com a Bulgária, e os Tratados de Sévres e de Lausanne, com a Turquia.
  Durante a guerra, muitos equipamentos modernos foram utilizados. Clique aqui para saber mais sobre os artefatos bélicos e as invenções que foram utilizados pela primeira vez entre 1914 e 1918.  
 
 
 
A guerra traz muitas transformações políticas, econômicas e sociais. Comportamentos e mentalidades também mudam e a mulher adquire um novo espaço na sociedade. Saiba mais sobre a nova condição da mulher no período pós-guerra.