História » Civilização Grega e Romana » Grécia » Cultura Grega
 
 
Os Deuses
 
 
 
O aspecto mais importante da mitologia grega era a antropomorfia. Isto quer dizer que os deuses possuíam características humanas: físicas e psicológicas. Amavam, odiavam, traíam, tinham inveja, raiva, etc.
 
 
 
As mais importantes divindades eram: Zeus, senhor supremo de todos os deuses e homens; Hera, sua esposa e deusa das mulheres e do casamento; Atena, filha de Zeus e deusa da sabedoria e protetora da cidade de Atenas; Apolo, deus do Sol e das artes; Ártemis, deusa da Lua; Afrodite, deusa do amor; Deméter, deusa das colheitas; Ares, deus da guerra; Hermes, mensageiro dos deuses e deus do comércio; Dionísio, deus do vinho e da fertilidade; Poseidon, deus das águas; Hefesto, deus do fogo; e Hades, senhor dos infernos.
Os gregos acreditavam que seus deuses habitavam o Monte Olimpo. A única diferença entre deuses e humanos era a imortalidade. Abaixo dos deuses havia os heróis ou semideuses que eram filhos de deuses com humanos ou simplesmente um protegido dos deuses. Os mais conhecidos semideuses foram: Io, Heracles, Édipo, Deucalião e Pirra, Cadmo, Europa, Atalanta, Perseu, Jasão, Teseu, Belerofonte, Aquiles e Ájax.
   
   
  Deuses