História » Pré-história e Antigüidade Oriental » Antigüidade Oriental » Persas
 
 
Persas
 
 
 
Os persas viviam no planalto iraniano - atual Iraque. Seus ideais expansionistas os levaram a conquistar diversas regiões: Mesopotâmia, Palestina, Fenícia, Ásia Menor e Índia. Sua expansão ocorreu devido à unificação dos povos da região, ocorrida por volta de 2000 a.C. Após a unificação, o rei iniciou sua empreitada de invasões e conquistas. Ciro foi o principal conquistador persa. Uma das características mais marcantes de suas conquistas era a não imposição de sua cultura e hábitos aos povos conquistados, obtendo baixos níveis de descontentamento nessas regiões.
   
   
   
 
 
 
O governo de Dário I assistiu ao florescimento dessa civilização. O imperador dividiu seus domínios em províncias (satrápias) e instituiu cobradores de impostos (sátrapas) que eram denominados os olhos e ouvidos do rei. Também foram construídas estradas e um eficiente sistema de correios, numa maneira de unificar suas possessões através da comunicação. Também implantou uma moeda única: o dárico. O declínio persa ocorreu após as Guerras Médicas contra os gregos no século V a.C.
A religião persa era politeísta, baseada no dualismo entre o Bem e o Mal, acreditando na vida após a morte e na vinda de um Messias (como os hebreus). Sua religião chamava-se Zoroatrismo e seu livro sagrado Zend-Avesta. Antigas crenças persas afirmavam que o autor do seu livro sagrado havia sido Zoroastro ou Zaratrusta.