Geografia » A Dinâmica Ambiental » A ação humana sobre a natureza » Introdução
 
 
Ação Humana sobre a Natureza
 
 
 
   
   
   
A intervenção humana na natureza tem contribuído para a modificação climática de algumas regiões e até mesmo em nível global. Isso acontece em função da integração dos elementos que constituem o meio ambiente. No meio ambiente, água, terra, ar e formas de vida (vegetal e animal) formam um sistema articulado. Qualquer alteração em um dos elementos que constituem esse sistema, repercute em todo o sistema.
 
 
 
O Homem tem usado a natureza com diversos fins, explorando recursos vegetais, minerais e hídricos. Isso significa que o homem interfere nos elementos que constituem o meio ambiente. Como o clima é determinado pela interação entre os elementos que formam o meio ambiente, a intervenção humana acarreta alterações climáticas e ambientais.
 
 
 
   
   
   
Na África, por exemplo, os desertos aumentam gradativamente de tamanho. Os desertos fazem parte da paisagem natural do planeta e de sua dinâmica climática, mas a ação humana destrutiva tem provocado o aumento significativo das áreas desérticas.
 
 
 
O deserto do Saara é cercado pelo sahel, que durante séculos foi usado por populações humanas que desenvolviam atividades agrícolas e pastoris. A utilização do solo e da vegetação ocorria num sistema de relativo equilíbrio que permitia a recomposição natural da vegetação nativa, diminuindo o impacto da ação humana na região.
Nos anos 60, a ação humana nas regiões do sahel desequilibraram o meio ambiente. O aumento populacional associado às novas necessidades de utilização da terra para produção de alimento devastou a vegetação, provocando o avanço do deserto.