Geografia » A Dinâmica Ambiental » A dinâmica da natureza » Correntes marinhas
 
 
Correntes marinhas
 
 
 
As águas dos mares, assim como as massas de ar, estão em constante movimento. Alguns movimentos dos mares ocorrem de forma regular, formando as correntes marinhas. Essas correntes exercem influência nas temperaturas e na pluviosidade da superfície do globo, principalmente das regiões litorâneas.
É a temperatura das correntes marinhas que as torna importantes agentes climáticos do planeta. Elas são classificadas em correntes quentes e frias.
   
   
   
 
 
 
As correntes frias são acompanhadas de ar seco, que absorvem os ventos úmidos soprados do alto mar, por isso, se associam aos litorais árido e semi-árido. Elas interferem também na vida marinha, pois a água fria dissolve mais oxigênio do que a água quente.
   
   
   
 
 
 
Com maior quantidade de oxigênio, as correntes frias promovem maior atividade biológica, aumentando a piscosidade, por exemplo.
As correntes quentes tendem a elevar a pluviosidade do litoral e a temperatura das áreas continentais sob sua influência.
Outro efeito importante que as águas dos mares exercem sobre o clima diz respeito à sua capacidade de alterar a amplitude térmica das regiões sob sua influência. Assim, as áreas continentais próximas dos mares (litoral) sofrem o efeito da maritimidade, enquanto as áreas mais afastadas sofrem o efeito da continentalidade.