Geografia » A Dinâmica Ambiental » A dinâmica da natureza » Insolação
 
 
Insolação
 
 
 
A incidência dos raios solares sobre a Terra não é uniforme. Por isso, algumas regiões do globo terrestre recebem os raios solares com maior intensidade do que outras. Os dois principais fatores que determinam essas diferenças são:
  1. O movimento de translação da Terra associado à inclinação do seu eixo de rotação e
  2. sua esfericidade, ou seja, o seu formato de bola. A combinação desses dois fatores produz 5 zonas de iluminação no planeta.
 
 
 
A zona mais quente é a Intertropical, onde está a maior parte do Brasil, localizada na faixa equatorial. Isso se deve à incidência, de forma mais perpendicular, dos raios solares nessa região, provocando o maior aquecimento.
Na medida que nos afastamos da Zona Intertropical para as regiões polares, a incidência dos raios solares ocorre de forma mais branda, o que provoca uma relativa diminuição da temperatura. Dessa forma, as Zonas Temperadas do Sul e do Norte apresentam temperaturas mais amenas.
   
   
   
 
 
 
Nas Zonas Glaciais, encontramos as temperaturas mais baixas, pois elas são as menos iluminadas, chegando mesmo a passar meses sem receber qualquer luz solar.