Geografia » O Espaço Geográfico Global » Modo de produção capitalista » Fordismo (Taylorismo)
 
 
Capital Monopolista
 
 
 
No século XIX, para que as empresas capitalistas lançassem seu produto no mercado elas precisavam conquistar o gosto do consumidor. Como havia muitas empresas num mesmo ramo, ou seja, produzindo um mesmo tipo de bem de consumo, ocorria uma disputa entre as empresas pela preferência do consumidor. No século XX, esse cenário havia mudado bastante. As pequenas empresas passaram por processos de fusão, formando monopólios de produção de determinados bens de consumo. Quando isso acontece, a competição acaba e uma única empresa passa a controlar os preços do produto sob monopólio.
   
   
  GM  
 
 
 
Em alguns casos, ocorre a concentração de produção de bens, em poucas empresas que estabelecem acordos entre si, para controlar os preços do produto no mercado (oligopólio). Esta, também, é uma estratégia de eliminação da competição. O monopólio e o oligopólio são formas de minimizar ou acabar completamente com a competição entre as empresas, para que os preços de seus produtos alcancem níveis elevados.
   
   
  GE  
 
 
 
Quem perde com isso é o consumidor, que não tem alternativas na hora de comprar um determinado produto monopolizado ou oligopolizado. Como só uma empresa ou um grupo pequeno de empresas produz o bem de consumo desejado pelo consumidor, elas podem determinar o preço desse produto, escapando da concorrência do mercado. As mega empresas que praticam monopólio ou oligopólio geralmente formam as transnacionais, que têm atividades econômicas em todas as regiões do planeta.