Física » Eletromagnetismo » Corrente elétrica » As leis de Ohm
    
 
 
As leis de Ohm - II
 
 
 
Mesmo ainda sem saber o que a grandeza R significa realmente, podemos afirmar que quanto maior é R, menor é a corrente que atravessa o fio, para uma dada diferença de potencial entre seus extremos:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: Esta grandeza física R exprime a dificuldade que a corrente elétrica encontra para fluir no interior de um condutor. Por esta razão esta grandeza é chamada de resistência elétrica do condutor.
 
 
 
A equação exprime a relação entre a corrente elétrica, a diferença de potencial e a resistência num circuito elétrico, sendo conhecida como a Primeira Lei de Ohm. Esta equação foi assim chamada em homenagem ao físico alemão George Ohm (1789-1854) que a descobriu no início do século XIX.
 
 
 
Unidades de Medida da Resistência Elétrica
No Sistema Internacional de Unidades, a resistência elétrica é medida em ohms ( ), sendo que um ohm é a resistência de um condutor que é percorrido por uma corrente elétrica de 1 A (ampere) de intensidade quando se aplica a seus extremos uma diferença de potencial de 1 V (volt):
 
 
 
 
 
A Segunda Lei de Ohm
A Segunda Lei de Ohm foi estabelecida experimentalmente e nos informa que a resistência elétrica R num fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento L e inversamente proporcional à área A da seção transversal, dependendo também da substância da qual o condutor é feito e da temperatura T em que se encontra.
 
 
 
Esta lei pode ser escrita na seguinte forma:

R: resistência elétrica do condutor.
r: constante de proporcionalidade.
L: comprimento do condutor metálico.
A: área da seçào transversal do condutor.
   
   
   
 
 
 
 
Onde é uma constante de proporcionalidade que depende da substância da qual o condutor é feito e de sua temperatura. Esta constante é chamada de resistividade (ou resistência específica) da substância considerada.
Clique aqui para continuar.