Física » Óptica » Óptica geométrica » O olho humano
    
 
 
O olho humano - II
 
 
 
  Dois defeitos de visão, a miopia e a hipermetropia, são corrigidos colocando-se diante do olho uma lente adequada, que faz com que as imagens dos objetos incidam exatamente sobre a retina.  
Mas nem sempre é isso que acontece. Há vários problemas que podem ocorrer com os nossos olhos, desde má formação até problemas associados com a idade das pessoas, que impedem que as imagens dos objetos sejam formadas exatamente sobre a retina, como em um olho normal. Veja alguns deles:
  • O comprimento do olho é muito longo.
  • O comprimento do olho é muito curto.
  • A córnea apresenta uma forma anormal.
  • A idade das pessoas aumenta.
 
 
 
Para corrigir estes problemas de visão, as pessoas precisam usar óculos, que são feitos especialmente para elas. Eles permitem que os raios de luz atinjam diretamente a retina, curvando os raios de luz no ângulo correto.
 
 
 
   
   
   
Quando uma pessoa tem o globo ocular longo, ela não consegue ver claramente objetos distantes, mas enxerga objetos próximos. Isto ocorre porque a imagem se forma antes da retina, e não exatamente sobre ela. Neste caso o cristalino faz com que os raios convirjam excessivamente. Este é um olho míope, e corrige-se este defeito de visão colocando-se uma lente divergente diante do olho.
 
 
 
 
Já se a pessoa possui um globo ocular muito curto ela não consegue ver claramente coisas que estão próximas, enxergando bem objetos distantes. Isto ocorre porque o cristalino desta pessoa, por ser muito rígido, forma as imagens além da retina. Este é um olho com hipermetropia e, para corrigir este defeito de visão, faz-se com que os raios convirjam mais, colocando-se uma lente convergente diante do olho.
 
 
 
  A medida que as pessoas envelhecem, há uma perda no poder de acomodação do olho, denominada presbiopia. Ela ocorre devido ao progressivo enrijecimento (“endurecimento”) do cristalino.  
Pessoas com astigmatismo possuem uma córnea que está fora do padrão normal. Elas precisam usar óculos com lentes que alteram a forma das imagens, torcendo-as e esticando-as.