Física » Óptica » Óptica geométrica » A refração da luz
    
 
 
A refração da luz - II
 
 
 
A tabela abaixo mostra o índice de refração do vácuo e de vários outros meios. Para o vácuo, n é definido como sendo exatamente igual a 1, para o ar, n é muito próximo de 1:
 
 
 
índice de refração
Meio Índice de Refração
Vácuo exatamente 1
Ar 1.00029
Gelo 1.31
Água (20ºC) 1.33
Álcool Etílico 1.36
Glicerina 1.47
Vidro 1.50 a 1.90
Diamante 2.42
 
 
 
Se a luz que penetra num meio transparente vier do vácuo, a constante n recebe o nome de índice de refração absoluto, ou simplesmente índice de refração do meio. Conhecendo-se os índices de refração absolutos de dois meios podemos calcular o índice de refração absoluto de um meio em relação ao outro. Pode-se demonstrar que:



onde n1 e n2 são, respectivamente, os índices absolutos de refração dos meios 1 e 2. Para ver um exemplo, clique aqui!. Há vários exemplos de refração que podemos observar em nosso cotidiano. Um deles é quando um canudo de refrigerante, mergulhado num copo de água, parece estar quebrado ou dobrado. Clique aqui e descubra por que isto acontece!
  Uma colher parcialmente imersa em água parece estar torta. Isso se deve à refração dos raios que chegam da parte imersa da colher. Quando estes raios atingem nossos olhos, eles nos dão a impressão de que foram emitidos de pontos situados acima da posição em que o corpo se encontra realmente.