Física » Óptica » Natureza da luz » As ondas eletromagnéticas: a luz
    
 
 
As ondas eletromagnéticas: a luz
 
 
 
O que são ondas eletromagnéticas?
A luz, proveniente do Sol ou de uma lâmpada é uma radiação eletromagnética que se propaga no vácuo (ou no espaço vazio) com velocidade igual à c, onde c é a velocidade da luz, igual a 3x108m/s.
 
 
 
Apesar de existirem muitas fontes de radiação eletromagnética, nós, seres humanos, só conseguimos perceber visualmente apenas uma pequena faixa destas radiações. Por convenção esta faixa é chamada de espectro de luz visível, e se estende da cor violeta à cor vermelha:
   
   
   
 
 
 
 
O conjunto de todas as radiações eletromagnéticas (mesmo aquelas que não conseguimos enxergar) é conhecido como espectro eletromagnético, incluindo além da radiação visível por nós, a radiação infravermelha e ultravioleta, as ondas de rádio, os raios X e os raios gama. Observando o espectro eletromagnético, você pode se perguntar o que têm em comum a luz, os raios X e as ondas de rádio? À primeira vista, nada, pois são fenômenos que apresentam propriedades muito diferentes: a luz ilumina os objetos, os raios X permitem ver o interior de nosso corpo e as ondas de rádio permitem a recepção de vozes, música e imagens. De outro ponto de vista, porém, essas radiações são semelhantes: qualquer uma delas é uma vibração de campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço com a velocidade da luz, ou seja, 300.000 km/s. Luz, raios X e ondas de rádio são ondas eletromagnéticas. O que as diferencia é o comprimento de onda. Quanto menor o comprimento de onda, maior a energia associada à onda eletromagnética.
   
   
   
 
 
 
 
Como a imagem mostra, nós percebemos uma pequeníssima faixa do espectro eletromagnético na forma de luz. Esta faixa se estende desde o comprimento de onda de 8.0 x 10-7 m/s, que nosso cérebro interpreta como a cor vermelha, até o comprimento de onda de 4.0 x 10-7, que é associado à cor violeta. Os comprimentos de onda (ou freqüências) compreendidos entre o vermelho e o violeta são percebidos como as outras cores do arco-íris. Fora deste intervalo de comprimento de onda (ou intervalo de freqüência), o olho humano é “cego”.

Na tabela ao lado estão relacionados os comprimentos de onda que correspondem às diferentes cores do espectro visível, medidos quando a luz se propaga no vácuo com velocidade igual a c:
 
 
 
Comprimentos de onda que correspondem às diferentes cores do espectro visível
Cor Comprimento de onda (Å)
Violeta 3800-4300
Azul 4300-4700
Verde 4700-5200
Amarelo 5200-5900
Laranja 5900-6100
Vermelho 6100-7500
 
 
 

Estes comprimentos de onda encontram-se no intervalo de um milésimo de milímetro (10-6m) a um décimo milésimo de milímetro (10-7m). A freqüência f, correspondente a cada um desses comprimentos de onda, é obtida a partir da relação c=l f. Por exemplo, se l= 7000 Å (cor vermelha) a freqüência será igual a 4.29 x 1014 Hz . Já para a cor violeta, l=4000 Å, vamos ter que f= 7.50 x 1014 Hz . Portanto, podemos dizer que a freqüência das vibrações (ou ondas) eletromagnéticas é da ordem de 1014 a 1015 Hz, sendo muito maior que a freqüência das vibrações acústicas, que varia de 20 a 20000 Hz.
 
 
 
Mas há outras diferenças entre as ondas sonoras e as ondas eletromagnéticas. Para ver mais algumas delas, acompanhe a tabela abaixo:
  A unidade de medida em que se costuma exprimir comprimento de onda é o angstrom, que é igual a 10-10 m, sendo representado pelo símbolo Å.  
 
 
 
Diferenças entre as ondas sonoras e as ondas eletromagnéticas
Ondas Sonoras Ondas Eletromagnéticas
Ondas sonoras de diferentes freqüências são percebidas pelos nossos ouvidos como sons de diferentes alturas Ondas luminosas de diferentes freqüências são percebidas pelos nossos olhos como luzes de diferentes cores
As ondas sonoras são ondas elásticas, já que se propagam apenas em meios materiais As ondas luminosas são ondas eletromagnéticas, que se propagam apenas no vácuo